Capítulo 1. Teatro: origem e conceito
1.1. Introdução
Capítulo 2. Fundamentos da linguagem cênica: encenação
2.1. Introdução
2.2. Interpretação
2.3. Coreografia
Capítulo 3. Elementos visuais do teatro
3.1. Cenografia
3.2. Iluminação
3.3. Sonoplastia e trilha sonora
3.4. Plateia
3.5. Dramaturgia
3.6. Audiovisual / vídeo
Capítulo 4. Noções gerais: elementos da encenação
4.1. Teatro – edifício e espetáculo
4.2. Tríade essencial
4.3. Unidades aristotélicas: tempo, espaço e ação
4.4. Lei de causa e efeito
4.5. Classificação etária
4.6. Modalidades de espetáculos
4.7. Elementos da literatura dramática
Capítulo 5. Arquitetura teatral
5.1. Introdução
5.2. O edifício teatral
5.3. Breve histórico da arquitetura teatral
5.4. O espaço
5.5. Relação entre os espaços e a arquitetura
5.6. Espaços e suas camadas na arte cênica
5.7. Tipos de palco
Capítulo 6. Gêneros dramáticos
6.1. Introdução
6.2. Teoria dos gêneros
6.3. Tragédia
6.4. Comédia
6.5. Drama
Capítulo 7. Teatro no Brasil
7.1. Teatro de catequese
7.2. A expulsão dos jesuítas e o teatro europeu na colônia
Capítulo 8. Teatro brasileiro: Romantismo
8.1. Introdução
8.2. Comédia de costumes
Capítulo 9. Teatro brasileiro: Realismo
9.1. Introdução
9.2. Gêneros do teatro realista
9.3. Autores realistas
Capítulo 10. A arte trágica
10.1. Introdução
10.2. Autores
10.3. Coro
10.4. Estrutura da dramaturgia trágica
Capítulo 11. Teatro brasileiro: Modernismo
11.1. Introdução
11.2. Influência do teatro moderno brasileiro
11.3. A renovação do teatro brasileiro
Capítulo 12. Teatros grego e romano
12.1. Origem do teatro ocidental
12.2. Da ação religiosa à ação teatral
12.3. O princípio do teatro na Grécia
12.4. O teatro e a pólis
12.5. Teatro grego
12.6. Gêneros teatrais inaugurais
12.7. Dramaturgia trágica
12.8. Coro
12.9. Estrutura da dramaturgia trágica
12.10. A arte da comédia
12.11. Dramaturgia cômica
12.12. Estrutura dramática da comédia grega
12.13. Divisão da comédia na Grécia
12.14. Os festivais
12.15. Origens do teatro romano
12.16. Arquitetura teatral romana
12.17. Diferenças entre o teatro grego e romano
12.18. Gêneros dramáticos romanos
Capítulo 13. Teatro medieval
13.1. Introdução
13.2. Teatro e materialização da fé
13.3. Dramaturgia medieval
13.4. Tipos de palco
13.5. O teatro popular das praças
Capítulo 14. Teatro na Idade Moderna
14.1. Transição e consolidação do teatro europeu na Idade Moderna
14.2. Teatro elisabetano
14.3.
Commedia dell’Arte
14.4. O ator da
Commedia dell’Arte
Capítulo 15. Teatro no Romantismo
15.1. Introdução
15.2. O movimento
Sturm und Drang
15.3. As três gerações românticas
15.4. Caracterização geral
15.5. Os sofrimentos do jovem Werther
15.6. Fausto
15.7. Espaço cênico e elementos da encenação
Capítulo 16. Realismo e Naturalismo
16.1. Introdução
16.2. Teatro realista
16.3. Teatro naturalista
16.4. Autores
16.5. Companhias de Teatro
Capítulo 17. Teatro político e Agitprop
17.1. Introdução
17.2. Teatro Político
17.3. Teatro Épico
17.4. Peças de Bertolt Brecht
Capítulo 18. Teatro no Romantismo
18.1. Introdução
18.2. O movimento
Sturm und Drang
(Tempestade e Ímpeto)
18.3. As três gerações românticas
18.4. Caracterização geral
18.5. Duas obras fundamentais
18.6. Espaço cênico e elementos da encenação
Capítulo 19. Realismo e Naturalismo
19.1. Introdução
19.2. Teatro realista
19.3. Teatro naturalista
19.4. Alguns autores dos movimentos realista e naturalista
19.5. Companhias de teatro
Capítulo 20. Tetro Político e Agitprop
20.1. Introdução
20.2. Teatro Político
20.3. Teatro Épico
20.4. Peças de Bertolt Brecht
Capítulo 21. As vanguardas estéticas do teatro
21.1. Introdução
21.2. O Simbolismo
21.3. Dadaísmo
21.4. Surrealismo
21.5. Teatro da crueldade
21.6. Teatro expressionista
21.7. Expressionismo de Nelson Rodrigues e o moderno teatro brasileiro
21.8. Teatro futurista
Capítulo 22. Teatro do Absurdo
22.1. Introdução
22.2. A linguagem comum dos autores do Absurdo
22.3. Dramaturgia do Absurdo
22.4. Autores de destaque do Teatro do Absurdo
Capítulo 23. Teatro contemporâneo e pós-dramático
23.1. Introdução
23.2. O teatro contemporâneo
23.3. O teatro pós-dramático
23.4. Um espetáculo sem atores
23.5. Encenadores, grupos, teoria e práticas da cena pós-dramática
23.6. Grotowski e o teatro pobre
23.7. Teatro antropológico